O Ateliê

Somos uma empresa que trabalha o vidro em técnicas de vidraria artística: vidro fusão, (fusing) Vitrais de chumbo estanhado (Tradicional) e (Tiffany).

Os trabalhos criados no Ateliê Benini são frutos de anos de pesquisas e aperfeiçoamento na sala de fornos,  criando parâmetros para  rampas e patamares de temperatura nas queima, obtendo um  maior  controle e domínio desta operação tão importante para o acabamento, redução das perdas e resistência após queima das peças.

A identidade das cores do Ateliê Benini e fruto do desenvolvimento das aplicações químicas dentro da formulação de esmaltes, para vidro sódico cálcico.  O fusing permite uma grande variedade de aplicações tais como: treliças, mosaicos, vitrais, incrustação de metal, sobreposição e relevos, Fabricamos vidros planos e curvos, impressos artísticos, coloridos e opalinos, de acordo com a necessidade do projeto.

Dispomos de linhas de produtos nos segmentos de paisagismo, iluminação, decoração, revestimentos, vitrais e mosaicos.
Com o crescente interesse pelo fabrico artesanal do vidro, o ateliê tem calendário de cursos e venda de materiais, assim como, montagem de estruturas produtivas, (fornos, moldes e esmaltes ).

O Artista

 

Responsável pelo Ateliê Benini, Gustavo Benini, artista plástico e artesão, cursou com Roberto Bonino, módulo básico, sênior e avançado sobre a fusão, modelagem e pigmentação de vidro fusing, posteriormente estagiando no Ateliê do mestre vidreiro por um ano, sedimentando seus conhecimentos, desenvolvendo novas técnicas e aplicativos. 

 Abriu o Ateliê Benini em 1998, na Vila Madalena, atuando junto ao comércio em geral, vendendo peças utilitárias, presentes e decorativas, com artigos de linhas próprios e sob desing a pedido dos clientes. 

Em 2000 mudou para a Rua Augusta, passando também a administrar aulas particulares sobre vidro fusing, inclusive para vidreiros e para programas de reciclagem de aparas de vidro. 

Gustavo vem aprimorando suas técnicas através de pesquisas e estágios no setor vidreiro, desenvolvendo de design de moldes, formas e peças para acabamento, assim como manipulação de esmaltes e corantes de cores exclusivas. 

Em 2001 entrou para o comércio e produção de fornos de alta temperatura para vidro fusing, vendendo inclusive projetos para reciclagem de vidro em vidraçarias de todo o Brasil. 

Executando vários painéis modernos e vitrais, lançou mandalas para confecção de pastilhas de vidro artístico e pastilhas .

De 2003 até os dias atuais vem construindo e aperfeiçoando fornos e desenvolvendo novos modelos para aplicação de similares: Queda – livre, Patê de Verre e Bijuteria. 

Em 2004 mudou para a Rua Barra Funda, ampliando seu trabalho, tanto de criação, como estoque, Show Room e espaço físico. 

A partir de  2005 até os dias atuais, vem desenvolvendo novas cores de esmaltes, fazendo pesquisas na área de materiais refratários e isolantes para uso em moldes na fusão de vidro.   

2006 – começaram os desenvolvimentos de técnicas avançadas de fusão, com aplicações em painéis artísticos de grande dimensão, realizando um mural que encontra se instalado no salão de desembarque dos voos nacionais no Aeroporto Congonhas 

2007 – realização de Via Sacra com desenhos do artista Sacro Claudio Pastro para igreja São Carlos Borromeu no Bairro do Belém -Sp.

2008 – Ingressa a estudar o vitral tradicional e outras técnicas voltadas a vidros para uso em arquitetural, igrejas, obras públicas e outros projetos de grande proporção.

2009 – Começa sua produção destes projetos e outras aplicações em vitrais tais como vitrais contemporâneos assim como aplicações de fotoluminescência em vidro e as areografia na pintura de claro e escuro.   

2010 – Realiza mural em vidro fusão para a cidade de Itaberaba BA amplia sua atuação no mercado de revestimento artístico e novas aplicações neste seguimento.  

2011 – Assina contratação para fazer os vitrais de vidro fusão para igreja São Pedro São Paulo em Canaã dos Carajás PA (projeto que levou 3 anos para concluir 140m²).

2012 – Começa realizar restauro de vitrais tradicionais, e amplia a atuação neste mercado assim como na fabricação de vitrais residenciais, Frequenta o curso de vitrais tradicionais no Ateliê Prata em Bragança – São Paulo com o artista Sérgio Prata.   

2013 – Executa projeto de vitral contemporâneo para 2 igrejas no bairro do parque São Domingos, igreja nossa senhora Auxiliadora e Santa Monica.  

2014 – Amplia as experiências com cursos em grupo e individuais assim como workshop de artistas convidados. 

2015 – Segue com os projetos das igrejas do parque São Domingos, assim com desenvolvimento aplicações de vitrais modernos sem chumbo com colagem e outras técnicas a serem lançadas em breve, faz o curso de vitral tradicional e restauro com o professor Português Antonio Costa.  

2016 – Muda a sede do ateliê da Rua Barra Funda e começa uma nova proposta para o ateliê com espaço renovado em imóvel localizado na Pompeia, com ideal de ampliar a criação de obras com valor agregado e investindo maior tempo para aplicação artísticas dos conhecimentos adquiridos neste período. 

Ateliê Beninidesenvolvido por ~ tr3zetrintaeum2017 - Todos direitos reservados