Agosto de 2009 – Oficina PIB – reciclagem de vidro c/ fusing

11 de abril de 2018 by in category Ateliê na mídia with 0 and 0

Matéria publicada no Festival Pib em 17 de Agosto de 2009 falando sobre a oficina ministrada por Gustavo Benini sobre reciclagem de vidro com a técnica de fusing. Confira a matéria na integra no site http://www.festivalpib.com.br/2010/08/17/oficinas-2010/

OFICINAS PIB 2010

Assim como nas edições anteriores, em 2010 serão desenvolvidas 5 oficinas interativas no último dia de projeto na Casa das Caldeiras, em 7 de novembro de 2010.  Das 15 has 17h.  As oficinas buscam mostrar a importância da música instrumental entre outras áreas artísticas. No final do dia, os participantes de cada oficina,  serão reunidos para ensaio e  apresentação em conjunto no espaço de convivência da Casa das Caldeiras.

Reciclagem de vidros por técnica fusing

– (15 vagas) Início 15hs – Cozinha principal


Essa oficina aborda a reutilização de vidros em técnica fusing e casting, focado na criação e no dialogo  do uso  de  peças em vidro reciclado  com utilização na arquitetura sustentável, paisagismo, permacultura, design e decoração. Esse workshop explica  os aspectos do vidro introdução ( dados históricos e curiosidade deste material tão antigo), síntese sobre as várias técnicas vidreiras  e o Fusing (vidro fusão );  reciclagem e aproveitamento de vidros, seus usos e possibilidades aplicativas ;  passo a passo da reciclagem das garrafas, limpeza, manuseio, coloração e queima;  peças de fusing, o vidro plano,  moldes pintura e queima.  Ao final da oficina os participantes poderão realizar a queima de utilitários de vidro.

Oficina de Reciclegem de Vidro por Técnica Fusing

Gustavo Benini, responsável pelo Ateliê Benini, artista plástico e artesão, cursou com Roberto Bonino, módulo básico, sênior e avançado sobre a fusão, modelagem e igmentação de vidro fusing, posteriormente estagiando no Ateliê do professor por um ano, desenvolvendo novas técnicas e aplicativos.  Em 1998, na Vila Madalena, abriu  o Ateliê, em 2000 mudou para a Rua Augusta, passando também a administrar aulas particulares sobre vidro fusing, inclusive para vidreiros e para programas de reciclagem de aparas de vidro. Gustavo vem aprimorando suas técnicas através de pesquisas e estágios no setor vidreiro, desenvolvendo design próprios de moldes, formas e peças para acabamento, assim como manipulação de esmaltes e corantes de cores exclusivas.  Em 2001 entrou para o comércio e produção de fornos de alta temperatura para vidro fusing, vendendo inclusive projetos para reciclagem de vidro em vidraçarias de todo o Brasil. Executando vários painéis modernos e vitrais, lançou mandalas para confecção de pastilhas de vidro artístico e azulejos. De 2003 até os dias atuais vem construindo e aperfeiçoando fornos e desenvolvendo novos modelos para aplicação de similares:Queda – livre, Patê de Verre e Bijuteria. Em 2004 mudou para a Rua Barra Funda, ampliando seu trabalho, tanto de criação, como estoque, Show Room e espaço físico.  A partir de 2005 até os dias atuais, vem desenvolvendo novas cores de esmaltes, fazendo pesquisas na área de materiais refratários e isolantes para uso em formas em curvação e fusão.

Oficina de Reciclagem de Vidro por Técnica Fusing

Add comment

Ateliê Beninidesenvolvido por ~ tr3zetrintaeum2017 - Todos direitos reservados